Como pintar os azulejos do banheiro?

como pintar azulejo

Eu tenho um banheiro aqui em casa pedindo por socorro. Ele é novinho – como todo o resto do apartamento – mas tão, tão sem graça, que uma das opções é pintar os azulejos, para uma adição de cor e de charme. Agora você me pergunta: como pintar os azulejos do banheiro? E dá certo, não descasca. A opinião de quem já tentou é que dá certo, desde que se siga todos os passos recomendados pelos fabricantes de tinta. Que são, basicamente: limpar bem com detergente neutro e só depois pintar, com tinta apropriada.

Existem três tipos de tinta próprias para cobrir azulejos. A tinta epóxi bicomponente (que se mistura a um catalisador e exige pausa de 20 minutos até estar pronta para o uso) oferece grande resistência, mas tem odor forte e tendência ao amarelamento nas cores claras. É recomendado que seja aplicada por mão de obra especializada. As epóxi monocomponentes são mais simples – com baixo odor e variedade de tons. Já as acrílicas mais resistentes se fixam bem em paredes de locais não sujeitos à umidade – que quer dizer que não devem ser usadas no banheiro.

Para começar, limpe bem a superfície com água e detergente neutro, tanto dos azulejos, quanto dos rejuntes. Para que a solução funcione bem, as peças cerâmicas devem estar inteiras, assim como os rejuntes, e firmes na parede. Caso contrário, a tinta não se fixará adequadamente e o trabalho poderá se perder. Por isso, preencha as falhas com massa acrílica. É preciso aguardar o período de secagem, que é de 24 horas. Na hora de preparar a tinta, é preciso seguir à risca as recomendações do fabricante, para não colocar o trabalho a perder.

como pintar azulejo

Quando for dar a primeira demão de tinta, é preciso atenção redobrada aos rejuntes, para que sejam bem pintados pelo rolo. Espere o tempo de secagem indicado, use lixa fina para alisar a superfície pintada e depois limpe com um pano seco, para retirar o pó. Seguindo as indicações do fabricante, aplique a segunda demão. Em alguns casos, ainda é preciso uma terceira demão, para cobrir tudo. Em qualquer caso, é bom lembrar que a tinta epóxi e o catalisador têm cheiro forte – a ponto de poder ser inconveniente ficar em casa durante a pintura.

Depois que o azulejo foi pintado, a limpeza é simples, já que as tintas apropriadas criam um filme que protege e dá cor às peças. Depois de secas, são bastante resistentes – tanto que podem ser limpas com água e sabão neutro, sem o risco de descascar ou descolorir. Só não se pode utilizar materiais abrasivos como esponjas rígidas, escovas grossas e palha de aço.

Você já pensou em pintar os azulejos do seu banheiro? Conta para gente!

Para saber mais:

-Epóxi Catalisável, da Lukscolor:Oferece dois tipos de catalisador – o amida, para locais secos, e o amina, indicado para ambientes sujeitos à umidade. o kit epóxi só é vendido completo, com galão de 3,6 litros da tinta, catalisador e diluente.

-Novacor Azulejo, da Sherwim-Williams:À base de água, é monocomponente.

-Sayerdur Acqua, da Renner Sayerlack:À base de água, é monocomponente.

-Suvinil Epóxi:Tinta bicomponente, tem as duas partes vendidas separadamente.

-Wandepoxy, da Coral:Epóxi bicomponente, vende separadamente a tinta (2,7 litros) e o catalisador (0,9 litro).

-No blog Minha mãe sabia tem um post mostrando a pintura na vida real

-Fotos

19 thoughts on “Como pintar os azulejos do banheiro?

  1. Olá gostaria de saber com qual tinta eu pinto piso ou azulejo do banheiro??? com certeza tem uma tinta específica e outra coisa, ela não sai com um tempo??? gostaria de fazer algo diferente em um banheiro que ficará para minha filha, mas não queria trocar os pisos, pois estão novinhos… ele tem uns rajados bege e branco, queria pintá-lo todo de branco.

    • A tinta é a epóxi mesmo, Lorena. Mas, como toda tinta, ela vai desgastar com o tempo e o uso e aí vai ser preciso pintar novamente. Os especialistas não recomendam muito pintar de branco, porque em tinta epóxi, ele tende a ficar amarelado e não branco-branco, como se esperaria…

  2. Olá,estou querendo mudar o banheiro,pois os azulejos sã horríveisI(uma cor de barro parece)e queria fazer em preto e branco,mas só pintando…como eu poderia fazer com tinta epóxi?Posso pinta dentro do box tb?Não tenho muito muita coordenação,será que consigo pintar mesmo assim?Bjs,aguardo sua ajuda.

    • Não é uma tarefa das mais fáceis para quem não está acostumado com pintura, Emanuele. O cheiro da tinta é bem forte e precisa dar mais de uma demão, além de seguir as instruções à risca. Na dúvida, acho que é mais seguro contratar um profissional especializado.

  3. Oi, estou sem saber o que fazer, pois quero pintar meu banheiro de branco, o azulejo é horrível, todo bege antigo, com desenhos, e eu queria ele todo branco. O que vc me sugere, por favor?

    • A tinta epóxi parece ser a melhor solução, Mary. Mas se você não tem experiência com bricolagem e nem com pintura, o melhor é contratar um profissional experiente, para evitar surpresas desagradáveis.

  4. Olá eu fiz duas experiências aqui em casa na cozinha utilizei a Epóxi catalisável da Lux color, maravilhosa vou renová-la este ano pois enjoei da cor, no banheiro coloquei a monocomponente Sayerdur Aqua, descascou todinha , meu banheiro tá uma mmmmmmm de primeira, e o pior é que tem partes descascadas e partes boas agora vou pintar com a da Luxcolor , tem odor muito forte, mas funciona.

  5. ola! reformei o meu banheiro a um mes,mas foi colocado ceramica preta a princiio ficou bonita, mas, nao para limpo,ate os pingos d’agua mancha tudo,gostaria d saber se posso pinta-lo d branco por exemplo,ficaria bom??
    obrigada

  6. ola!! estou pintando o azulejo do meu banheiro de branco com a tinta acrilila novacor. Agora estou na duvida se pinto ou nao a parte de dentro do box. Tenho medo de descascar facil devido a umidade. Me ajudem me dando opiniao do que devo fazer!!! obrigada!

    • Olha eu pintei uma cozinha inteira com epóxi da suvinil e ficou maravilhosa morei mais alguns anos na casa e nunca saiu nem uma casquinha e eu sempre lavei normalmente as paredes …espero ter ajudado !

  7. Olá, pintei um piso de banheiro com tinta acrílica especial para piso (não epoxi). Passei só uma demão, pois havia coberto bem tudo. Dois dias depois, já descascou principalmente na área do box. Soube que mesmo com a Epoxi pode acontecer o mesmo. Há várias reclamações na internet a respeito. Será certeza isto? É porque também já ia usar minha mesma tinta (Suvinil) para uma outra área maior, só que com menos quantidade de despejo de águas. Se eu passar mais demãos ou passar a Epoxi por cima da do banheiro; ajuda? Enfim, penso em comprar a Epoxi, só que mesmo assim tenho medo de perder tempo e dinheiro. Também cogito em mandar passar sobre esta outra área maior de piso (ainda não pintada) uma camada de cimento ou do que você me orientar e depois pintar para ver se consigo maior aderência. Seria este raciocínio consideravel? Ajude, por favor. Grata

  8. Pintei meu banheiro com a tinta da Sherwin Williams. Cuidado a tinta é cara e descasca todinha. Ia pintar o outro banheiro, porque fiz a burrice de comprar duas latas de tinta, mas vou deixar do jeito que está. Espero que a sensaçāo de frustraçāo passe assim que eu chamar um profissional para remover a tinta e a sujeira que ficou.

  9. Boa tarde!
    Gostaria de pintar meu banheiro. Mas estou insegura com relação ao box.
    Mesmo sendo uma região de umidade constante, posso utilizar a tinta?? Não descasca? Desbota?? Como fica essa região após a aplicação da tinta…?
    Obrigada!

  10. Olá! Estou há pouco tempo pesquisando e vi que há alguns materiais para reparos e pinturas, mas aqui em casa o trabalho é pequeno. Há na sala uma cerâmica branca que está com um desgaste em uma das pontas. Duas pessoas já me falaram que é meio complicado retirar a peça pois comprometeria também o rodapé e a pintura na parede. O que eu busco é um tipo de esmalte ou tinta branca para disfarçar o estrago, mas em pequena quantidade e não galões. Existe algum kit para essa tipo de situação? Obrigado.

  11. Pintei meu banheiro com tinta epóxi Suvinil. O box já pintei duas vezes e descascou de novo. Alguém sabe de outra maneira ou outra tinta mais resistente?
    Brigadin…

  12. meu banheiro ja foi pintado uma vez. na segunda vez largou toda tinta. está um horror, aparecendo a cor origial, a segunda tinta, e a terceira largando. a onde foi que eu errei??? a tinta usandio foi Lukuscolor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>